Cavalete de Água para rede hidráulica
Para garantir um abastecimento de água correto nos imóveis (especialmente, em prédios), um dos mecanismos básicos é o cavalete.
Ao mesmo tempo, como qualquer sistema hidráulico de peças comum, ele pode danificar com o tempo, sendo necessário fazer a troca dele para evitar vazamentos e outros prejuízos como conta alta.
A seguir, veja um pouco mais sobre o cavalete de água, suas funcionalidades, testes de vazamentos e como fazer o conserto em caso de avarias.
Cavalete de água: o que é e como funciona?
O que é?
Um cavalete de água comum é uma estrutura de tubos e canos que, na maior parte das vezes, fica localizada na entrada de casas, prédios e imóveis em geral.
Esse sistema é o que liga a água da rua (de concessionárias como a Sabesp) aos canos do imóvel, proporcionando assim, o seu abastecimento.
Entre a tubulação da rua e do imóvel existe o hidrômetro, um aparelho que faz a medição do consumo de água no local.
Esse equipamento é um dos componentes do sistema de cavalete, junto com os canos e registros, e também é chamado de medidor ou relógio.
Como funciona?
Basicamente, podemos dizer que o cavalete tem como principal e única função ser um elo entre a concessionária e as tubulações do imóvel.
Através de um sistema de canos muito bem interligados, o cavalete libera ou bloqueia a entrada de água no imóvel, permitindo o uso dela pelos moradores do local.
Geralmente, existe apenas um cavalete nas edificações, porém, a depender do tamanho do prédio e das características da sua construção, pode haver mais de um no imóvel.
Nesse caso, se tiverem vários pontos de entrada de água no lugar, então, torne-se necessário ter mais de um cavalete.
Fazendo a ligação de água através do cavalete de água
Instalação da caixa de proteção
“Ligar” a água é um termo hidráulico que significa simplesmente permitir o fluxo para o consumo no local.
Em caso de imóveis novos, é preciso começar, primeiramente, com a instalação da caixa de proteção onde o hidrômetro ficará.
A construção desse compartimento deve ser feita em alvenaria, sendo nivelada com o chão do espaço, e ainda ter uma base com 1 m de altura do terreno.
Lembrando que nos prédios a medição por meio do hidrômetro poderá ser coletiva ou individual (neste caso, para cada uma das unidades ou apartamentos).
Colocação do tubo corrugado
O tubo corrugado (que, geralmente, é usado para a captação das águas fluviais) deve ser um dos elementos do cavalete.
Para isso, a sua instalação deve ser feita na parede no imóvel, proporcionando uma conexão entre a caixa padrão e a rua.
Esse tubo deve estar, pelo menos, 15 cm abaixo do terreno do imóvel.
Instalação do registro
Para que o sistema do cavalete possa prender ou liberar o fluxo de água corretamente é necessário colocar um registro controlador.
É ele que vai interligar a caixa de proteção do hidrômetro ao imóvel, devendo ser colocado na parte externa dessa mesma caixa.
Porém, esse registro deve ficar dentro do terreno ou lote.
Como se tratam de ações um pouco complicadas, a recomendação é fazer a colocação desse sistema de cavalete através de um serviço profissional de encanador.
Comunicação à concessionária
O próximo passo para a ligação da água no imóvel é reunir toda a documentação necessária, e se dirigir a um dos postos de atendimento de concessionárias como a sabesp.
Para isso, é preciso levar os seguintes documentos: contrato ou escritura do imóvel, carnê do IPTU ou do Incra (neste último, em caso de imóveis na zona rural), e CPF e RG do proprietário do imóvel.
Se a ligação for de grande porte, em caso de empresas e indústrias, é necessário levar também o projeto da obra.
Ligação da água
Depois que a solicitação da ligação do sistema de cavalete de água for feita na concessionária, é preciso aguardar a visita dos encanadores da empresa, o que se dá em poucos dias.
São eles que farão a montagem do cavalete, e, em seguida, ligarão a água para aquele imóvel.
Kit cavalete dé água: função
Para fazer a instalação do cavalete no seu imóvel, é necessário ter as peças necessárias para montar esse sistema.
Por isso, são vendidos em lojas de materiais de construção, e outros locais especializados, os chamados “kit cavaletes”, que vêem com os materiais necessários que os encanadores da concessionária precisam.
As peças que compõem esse kit, geralmente, são as seguintes:
- 01 cavalete para hidrômetro
- Porca de ¾ de bronze
- Tubete de ½ de bronze
- Cotovelo galvanizado
- Cotovelo PAD de ferro fundido
- Tubo galvanizado a fogo
- Registro de esfera ½ e ¾
- Gabarito em PVC 165 mm
- Arruela de vedação em PVC
Qualquer outro material que o encanador precisará para a instalação do cavalete, ele já terá consigo.
Uma das vantagens é que a colocação desse sistema é rápida, bem como a ligação de água no imóvel.
Marcas, tipos e preços para cavalete de água e onde comprar
Marcas
Entre as melhores e mais adequadas marcas de cavalete estão a Tigre, a Polierg, a Essaplast, a Deca e a Docol.
Dessas, a Tigre, a Deca e a Docol são as mais vendidas por causa do custo-benefício, já que as peças que do kit cavalete dessas marcas são resistentes e duráveis.
Tipos
Existem basicamente dois tipos de cavaletes: o de ligação de água e o de gás. Para redes hidráulicas, é necessário ficar atento para adquirir o de água, que também pode ser chamado de cavalete para hidrômetro.
Inclusive, o cavalete pode ser para 1 ou mais hidrômetros, neste último caso em imóveis com consumo compartilhado.
Por padrão, o tamanho do cavalete precisa ter 8 cm de largura, 110 cm de altura e 90 cm de comprimento, e o abrigo de instalação 2095 mm de largura x 1000 mm de altura x 400 mm de profundidade.
Lembrando também que o kit de cavalete de água pode ser com ou sem regulagem.
Preços
Os preços de cavaletes vão variar mais de acordo com a marca, já que o tamanho é padronizado.
Um kit cavalete ¾ da Polierg custa em torno de R$ 120,00, enquanto que o um kit da Tigre, igualmente de ¾, custa aproximadamente R$ 180,00, que é a média de valores também das marcas Deca e Docol.
Onde comprar
Os locais de compra desse kit são bem variados, podendo ser facilmente encontrados em lojas de materiais de construção, e também pela internet, através de marketplaces, como o Mercado Livre.
Perigos de fazer ligação clandestina
O processo de montagem do cavalete de água e da ligação dos serviços hidráulicos em um imóvel precisa ser feito somente pelos encanadores da empresa abastecedora.
Ou seja, ligar indevidamente o sistema de canos e tubos do imóvel com a rede na rua é fraudar a ligação de água, sendo considerado um crime passível de penalidades.
Pra ser mais preciso, trata-se de um crime contra o patrimônio público, previsto, inclusive, pelo artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
Além de multa, o infrator pode pegar uma pena de reclusão que varia entre 1 e 4 anos.
Essa ação de fraudar a ligação de água, na prática, também pode causar prejuízos ao autor da infração e aos seus vizinhos.
Isso porque ligações clandestinas podem, facilmente, contaminar a água que passa pela rede pública, podendo trazer problemas sérios à saúde de todos ali.
Quem souber de alguma ligação de água clandestina, pode fazer uma denúncia anônima junto à companhia de abastecimento da cidade.
Vazamentos no cavalete de água
De quem é a responsabilidade?
Em se tratando de vazamentos hidráulicos, existe uma delimitação de responsabilidades entre o cliente e concessionárias como a Sabesp.
Caso a avaria esteja localizada do cavalete para fora do imóvel (ou o problema esteja nesse próprio sistema de canos), então, quem deve fazer o conserto é a concessionária da região.
Contudo, se o vazamento estiver do cavalete para dentro do imóvel, o reparo tem que ser feito, obrigatoriamente, pelo morador ou dono do local, independente se a avaria é oculta ou não.
Testes rápidos de localização
Caso desconfie de que tem algum vazamento no ramal do cavalete, existe um teste bem simples para detectar se há ou não alguma avaria.
Primeiramente, feche o registro do cavalete e abra a torneira ligada diretamente a esse ramal no imóvel, deixando o restante de água sair.
Em seguida, coloque um copo com água na boca dessa mesma torneira, e, depois, veja se esse líquido é sugado, ou não.
Em caso positivo, é bem provável que haja vazamento no ramal do cavalete que se liga às tubulações externas do imóvel.
Isso acontece, pois, quando há um vazamento nesse sistema de tubulações há a entrada de ar, fazendo uma “pressão ao contrário”, o que resulta na sucção da água do copo
Outra forma eficaz de detectar vazamento de água em cavalete (ou, por meio dele) é abrindo o seu registro e não usando nem sanitário, nem torneiras durante o período do teste.
Se depois de 1 hora aproximadamente o relógio do hidrômetro tiver se movimentado, então, há vazamentos de água nas tubulações internas do imóvel.
Empresas que fazem o conserto de cavaletes
Quando surgir uma avaria hidráulica no cavalete em si, ou algum vazamento oculto que esse sistema denuncie, e você não tem como localizar ou consertar o problema, a recomendação é contratar técnicos e encanadores da área.
Com a ajuda de equipamentos modernos, eles garantem a detecção e o reparo das avarias mais profundas, sem muito quebra-quebra,
Para sistemas como o cavalete, esse tipo de serviço profissional é fundamental, pois, evitar quaisquer danos adicionais ao sistema de canos e tubos que ligar o sistema da rua ao imóvel.
Lembrando que o problema pode não estar no cavalete em si, e sim, ele ser um ponto que ajuda a detectar mais ou menos que existe algum vazamento no local, através de testes simples.
Portanto, se o cavalete de água do imóvel mostrar que existe alguma avaria hidráulica, os técnicos e encanadores de caça vazamentos da Ligeirinho resolvem isso de imediato.
Estamos preparados para reparar todo tipo de vazamentos que estejam gerando conta alta, seja vazamentos na Caixa d'água, caixa acoplada, válvula hydra, cavalete de água ou outros lugares da rede.
São inúmeras as vantagens e benefícios que e você pode obter através de nossas soluções.