Evite vazamentos
A prevenção de vazamentos em uma rede hidráulica é fundamental para garantir que você não gaste mais dinheiro do que deveria, nem precise se preocupar com o próprio bem-estar, já que um vazamento prolongado pode ser foco de doenças, ou pode comprometer a estrutura de um imóvel.
Um vazamento num imóvel pode causar inúmeros transtornos que poderiam não ter acontecido com algumas ações simples e pequenas observações cotidianas. Portanto, quanto mais você puder evitar esses problemas, melhor.
Existem muitas formas de fazer isso, e a seguir, vamos mostrar como.
Invista em equipamentos
Seja numa construção ou mesmo numa simples reforma, é imprescindível que você não utilize equipamentos e peças de péssima qualidade, pois, a suposta economia agora vai ter um custo muito alto depois.
Uma das formas de fazer isso é usando equipamentos chamados de economizadores, colocados nos pontos de consumo das unidades e das áreas comuns.
No caso das descargas de vasos sanitários (que estão entre os campeões de vazamentos por aí), tome cuidado caso o equipamento seja muito antigo.
Preferencialmente, é melhor substituir o sistema de descarga e as bacias por caixas acopladas de duplo acionamento (de 3 e 6 litros), tanto para dejetos líquidos, quanto sólidos. A queda de consumo cai em cerca de 50%, e são aparelhos mais resistentes.
Verifique o hidrômetro
Outra forma de evitar vazamentos em seu imóvel é promover leituras diárias do seu hidrômetro, pois, através dele, você terá como perceber se algo está errado.
Olhadas a cada dois ou três dias nesse equipamento já pode detectar com muita facilidade se há algum micro vazamento nas suas instalações, mesmo que de início ele esteja provocando pequenas e imperceptíveis infiltrações.
Pra notar isso melhor, você pode fechar todas as torneiras e registros do imóvel e ver se o ponteiro do registro continua a girar. Se sim, então, é provável que esteja acontecendo algum problema que você precise resolver o quanto antes.
Faça verificações hidráulicas
Algumas verificações e manutenções simples podem evitar muitos transtornos ocasionados por vazamentos, pois, o acúmulo de sujeira pode provocar danos nessas instalações, causando vazamentos dos mais diversos tipos.
Uma dessas precauções, por exemplo, é limpar e desinfetar as caixas d’água a cada seis meses mais ou menos, e quando forem detectados corpos estranhos ou qualquer alteração no aspecto da água, pode ser indício de vazamento.
Também é importante ficar atento para a limpeza de válvulas reguladoras de pressão, pois, o desgaste pode vir com o tempo. O ideal é que você faça essa limpeza anualmente.
Neste caso específico também é importante que a cada três anos haja a substituição dos componentes internos dessas válvulas.
Caso você tenha no seu imóvel canalizações de ferro, o mais recomendável é que substitua por tubulações feitas de cobre, pois, estas não enferrujam.
Por fim, observe se há alterações de ruído ou vibrações que podem indicar problemas nos rolamentos, e também revise com regularidade as bombas do poço de escorva que captam águas pluviais do subsolo.
Previna vazamentos no banheiro
Um dos locais onde mais temos casos de vazamentos em imóveis é no banheiro. Pra se ter uma ideia, o tipo de revestimento usado nesse lugar pode ajudar a prevenir efeitos degradantes provenientes de uma infiltração.
Por isso pode ser bastante útil escolher revestimentos de qualidade, como os cerâmicos, por exemplo, e fazer uso de tintas específicas, como é o caso da epóxi.
Epóxi a base de solvente é usada em orlas marítimas, se pra você ter uma ideia do poder de preservação que esse produto consegue, sendo bastante resistente contra corrosões e condições muito severas.
Caso seja uma tinta epóxi à base de água, ela também pode ser aplicada, aumentando a impermeabilidade do local em questão.
Cuidado com as perfurações
Pequenas reformas em um imóvel podem gerar grandes dores de cabeça caso você não tome as devidas precauções. Primeiro de tudo, é necessário saber com exatidão onde passam as tubulações hidráulicas do local, pois um simples furo pode causar prejuízo.
Outro ponto importante é que toda e qualquer reforma ou consertos seja feito com o mínimo de danos possíveis. Ou seja, quanto menos furar a parede e outros pontos do imóvel, menos risco terá de danificar as instalações hidráulicas do local.
E isso vale parra qualquer coisa, até para a instalação de armários nas paredes, por exemplo. Haver pouco cuidado com isso, periga haver algum dano e a água escorrer pela tubulação, entrando na alvenaria, afetando muitos pontos do imóvel.
Portanto, sempre que for fazer algo nas paredes (e até mesmo no piso) que precise perfurar o lugar, tome cuidado.
Verifique vazamentos no teto
Outro local que também pode ter vazamento em algum momento é o teto de um imóvel, seja uma casa ou apartamento. Caso seja este último, talvez o problema esteja no imóvel do vizinho de cima, e cabe falar com a pessoa.
Mas, se for uma casa mesmo, você mesmo pode verificar se não há telhas quebradas que podem estar ocasionando aquele vazamento, criando poças de água na laje, gerando goteiras e trincas com o passar do tempo.
No caso do teto, caixas d’água também podem ser responsáveis por vazamentos. A causa pode ser até mesmo uma simples e pequena fissura nela. Ainda assim, será preciso substituir toda a tubulação, além da própria caixa d’água.
Você pode efeturar alguns testes simples de vazamentos de água em seu imóvel, assim como os recomendados pela Sabesp, afim de assegurar se realmente há ou não algum vazamento.
Cuidados com despejos em ralos
Outra forma de evitar vazamentos, desta vez, especificamente em ralos é tomar muito cuidado os produtos que você despeja pelos ralos.
Por exemplo, nunca se deve colocar óleo e gordura pelo ralo da pia. Para limpar utensílios que estejam com excesso desse material, o recomendável é tirar boa parte do óleo ou da gordura e jogar à parte no lixo.
Inclusive, antes de lavar o utensílio, tire o resto do material com papel toalha, para que, dessa forma, você não precise colocar esse material tão nocivo nas suas tubulações.
No encanamento das residências, existe um compartimento que se chama caixa de gordura, e que armazena esse material proveniente das pias, geralmente é fabricada em plástico PVC ou mesmo de concreto.
Ao descartar óleo e gordura diretamente pelo ralo, você estará contribuindo para o entupimento dos encanamentos e dessa caixa de gordura. E, nesse caso, o processo de desentupimento é bem demorado e custoso.
O mesmo conselho vale para produtos abrasivos, como tintas e solventes de tintas. Quando precisar fazer o descarte, siga todos os cuidados para evitar contaminação do solo, das águas subterrâneas e do lençol freático do local.
Limpe pias, ralos e canos
Mesmo com todos os cuidados que você possa ter, sempre vai haver acúmulo de sujeira com o passar do tempo em pias, ralos e canos. Por isso mesmo é importante remover esses acúmulos de tempos em tempos, especialmente quando se tornam visíveis.
O ideal é que, a depender da sua rotina diária, faça esse tipo de limpeza pelo menos uma vez por semana. Pra facilitar, você pode despejar água bem quente pelos ralos, pois isso ajuda a derreter e empurrar a sujeira mais impregnada para fora.
Agora se quiser fazer uma limpeza mais profunda ainda, uma boa dica é fazer uma mistura de vinagre e bicarbonato em partes iguais. Isso vai ajudar mais a desentupir a encanação, e o sistema hidráulico vai funcionar melhor.
Faça manutenções regulares
É importante também saber como fazer uma boa manutenção regular em suas instalações hidráulicas, e pra que isso ocorra da melhor forma possível, saber quais os tipos de manutenção é muito importante.
- Manutenção preventiva: Ela é realizada sempre que for conveniente para o proprietário ou residente do imóvel. É o tipo mais indicado em qualquer caso, já que ela pode ser feita mesmo que ainda não haja danos aparentes.
- Manutenção preditiva: As técnicas desse tipo de manutenção são elaboradas para determinar a condição do sistema hidráulico naquele momento. Isso ajuda a prever quando uma manutenção mais incisiva pode ser feita.
- Manutenção corretiva: Esse é o tipo de manutenção mais custosa e demorada que existe, pois, ela é feita para identificar, isolar e corrigir uma falha no encanamento. Assim, será restaurada de maneira apropriada.
É uma manutenção que pode gerar uma boa economia de custos e tempo com relação à preventiva, pois, ela só é realizada quando de fato precisa.
Evite incidentes em canos
Existem medidas regulares que você pode fazer para evitar incidentes em canos dos mais diversos tipos, como, por exemplo, realizar manutenções constantes para evitar pequenas goteiras. Além disso, você pode ficar atento aos seguintes fatores:
Aparelhos e eletrodomésticos: Em muitos casos, encontrar vazamentos de água em aparelhos e eletrodomésticos em geral não é fácil, já que muita o problema pode se acumular debaixo deles sem que você perceba.
Portanto, de vez em quando, é melhor olhar sempre na parte de baixo deles, especialmente para verificar se há saliências, umidade, incrustações de calcário, etc. Havendo qualquer coisa semelhante a isso, pode estar havendo problemas hidráulicos ali.
Vazamentos de água no banheiro: Um local que é muito comum de haver vazamentos e infiltrações é no banheiro, pois, ali se encontra muita circulação de água (pia, chuveiro, vaso sanitário...).
É preciso que você verifique se há goteiras, vazamentos ou infiltrações em cada canto do cômodo, preferencialmente, uma vez por mês. Isso vai evitar maiores transtornos no futuro.
E, no caso da constatação de algum vazamento de água entre estruturas complexas, prefira que um encanador hidráulico, ou mesmo, um Técnico de caça vazamento para resolver pra você.
Telhados e coberturas: Uma das melhores formas de evitar vazamentos, goteiras e infiltrações nesses locais é fazer uma boa impermeabilização da cobertura. Contudo, somente isso não resolve esses problemas.
De vez em quando, é preferível que você faça a manutenção de todo o telhado, bem como do sistema de escoamento de águas pluviais, como é o caso de calhas e rufos.
Verificações e soluções finais
Caso você esteja na dúvida se alguma parte do seu imóvel se encontra ou não com algum tipo de vazamento, é possível confirmar com alguns testes simples. Veja as dicas:
Vazamento no ramal direto da rede (opção 1)
Neste caso, você irá fechar o registro do cavalete de água, e abrir a torneira que usa água direto da rede. Em seguida, espere até a água parar de correr com o tempo.
Coloque um copo que esteja cheio de água na boca dessa mesma torneira, e se houver sucção, é sinal de que existe algum vazamento no cano alimentado pela rede principal.
Vazamento no ramal direto da rede (opção 2)
Com o registro do cavalete aberto, certifique-se de que todas as torneiras do imóvel estejam fechadas. É importante também não usar o sanitário no momento do teste.
Aproveite para se certificar deque todas as torneiras da caixa estejam fechadas para que não se permita a entrada de água.
Então, observe seu hidrômetro e marque a posição do seu maior ponteiro. Depois de cerca de 1 hora mais ou menos, veja se esse mesmo ponteiro se movimentou. Em caso positivo, isso significa de que tem algum vazamento localizado no ramal direto do imóvel.
Veja se todas as torneiras do imóvel estão devidamente fechadas, e não faça uso do vaso sanitário durante o teste. Feche a torneira da boia da caixa para impedir sua entrada.
Vazamentos na instalação que faz uso da caixa d’água
Faça então uma marcação na caixa para indicar o nível onde a água se encontra, e espere cerca de 1 hora mais ou menos. Depois desse tempo verifique o nível de sua marcação.
Se a água estiver num nível abaixo, é indicativo de que pode haver vazamentos em vasos sanitários, ou em canos que fazem uso da caixa d'água, como aqueles que se ligam ao chuveiro, por exemplo.
Evitar vazamentos, goteiras e infiltrações e saber localizar esses problemas com a antecedência adequada é importante para que você não tenha uma série de transtornos, que vão desde questões financeiras, até problemas de saúde, inclusive.
Portanto, fique atento às dicas passadas aqui, e não exite em contratar um serviço de caça vazamento especializado como a Ligeirinho Caça Vazamentos para uma detecção e reparo preciso por um baixo custo.
Analisar mensalmente contas de água
Um bom indicativo de que pode haver algum vazamento no seu imóvel é se a conta de água der um salto de valor, e começar a vir muito cara, sem nenhum motivo aparente.
Em caso da conta realmente vir mais cara do que o normal é recomendável que você comece a procurar pontos de vazamento imediatamente.
Claro, para que essa análise seja realmente bem feita, você deve notar se ocorreu alguma mudança no seu imóvel, como a compra de um eletrodoméstico como uma máquina de lavar louças, ou qualquer outra coisa que justifique um gasto maior.
Porque, aí sim, caso o aumento tenha sido sem motivo aparente, a probabilidade de haver vazamento no local é bem alta.
Surgimento de umidade em locais onde não tinha
Se determinados lugares do imóvel, como paredes e tetos, começarem a ter umidade é porque é muito provável que haja uma infiltração proveniente de um vazamento ali.
Se as paredes não possuem azulejo, observe se há manchas escurecidas no local, e até mesmo bolor em alguns casos mais graves.
Contudo, se tem azulejos nelas, vai ficar difícil fazer a identificação. Ainda assim, em alguns casos, o azulejo fica realmente mais escuro, e começa a se descolar da parede.
Nesse caso específico, considere estes serviços de caça vazamentos prestados pela Ligeirinho para fazer os testes necessários, e conseguir resolver o problema.
As vantages e benefícios oferecidos através destes serviços vão muito além da detecção e do reparo hidráulico, somasse a isso, o fornecimento do laudo técnico e garantia de conserto em caso de falha.
Pinga-pinga em alguns pontos do imóvel
É comum que um dos sinais claros de vazamentos seja o famoso pinga-pinga, podendo ocorrer em torneiras na cozinha e no banheiro, na caixa acoplada à bacia sanitária, no chuveiro ou até mesmo na caixa d’água.
É importante, portanto, ficar atento a esses pequenos sinais, pois, na maior parte dos casos, esse problema de pinga-pinga acontece devido a peças gastas com o passar do tempo, bastando trocá-las, que estará tudo resolvido.
Em outros casos, o problema, contudo, é na instalação inteira, e será preciso gastar um pouco mais. Ainda assim, é importante consertar isso o quanto antes para que vazamentos e infiltrações não causem problemas maiores do que deveriam.
Já para evitar vazamentos, você pode seguir as próximas dicas:
- Limpe semestralmente sua caixa d’água, ou sempre que perceber alteração na qualidade da água armazenada nela.
- Troque todas as tubulações de ferro (que oxidam fácil e podem se romper) por aquelas feitas de cobre.
- Limpe as válvulas reguladoras de pressão, e verifique ainda o estado das boias que são usadas na caixa d’água e na descarga do vaso sanitário também.
Certamente você terá inúmeros benefícios financeiros com essas prevenções, e, também, mais tranquilidade e segurança em seu imóvel.