Detectar vazamentos

Fazer a detecção e a localização rápidas e precisas de todo e qualquer vazamento de água evita uma série de transtornos.

Conta alta, deterioração de pisos, tetos e paredes, e outros problemas parecidos podem acontecer quando não se faz a detecção rápida de vazamentos de água no imóvel.

Veja a seguir como proceder, incluindo chamar os nossos técnicos em caso de suspeita de avaria hidráulica em canos e tubulações em geral.

Localizar vazamentos

Geralmente, o tipo de vazamento de água que mais dá trabalho de localizar é o oculto.

Enquanto os vazamentos mais visíveis são fáceis de consertar (como aqueles em válvulas e caixas de descarga), os ocultos dão mais desperdício, e podem comprometer a estrutura do lugar.

Vazamentos ocultos ocorrem, por exemplo, em canos instalados por debaixo do piso, podendo ser ocasionados por tempo de uso ou instalações mal feitas.

Neste caso, é necessário fazer a troca das tubulações por canos mais resistentes e com tamanho e especificações mais adequadas.

Como se trata de encanamentos embutidos em alvenaria e concreto, todo o cuidado é pouco para fazer a detecção da avaria sem a necessidade de quebrar demais as estruturas do local.

Por isso, os técnicos de caça vazamentos hoje em dia usam equipamentos como Geofone (que falaremos mais a seguir).

É por essa razão que grande parte dos vazamentos de água precisa ser amplamente localizada e consertada com a ajuda de equipamentos modernos que os profissionais da área usam atualmente.

Assim, a localização é mais precisa e econômica (mesmo nas avarias mais ocultas).

Identificar vazamentos

Para garantir que você não tenha prejuízos ou muitos transtornos com qualquer tipo de vazamento, veja agora algumas maneiras simples de identificar problemas nas tubulações do seu imóvel.

Percebendo qualquer problema do tipo, lembre-se: contate os técnicos da Ligeirinho Caça Vazamentos para uma detecção mais precisa.

Conta com alto consumo

Caso a sua conta de água venha muito mais alta do que de costume, é muito provável que tenha algum vazamento recente no imóvel.

Apenas uma conta alta não é o único indício de que exista, de fato, um vazamento de água nas instalações do local, mas, ajuda a ficar ligado em outros aspectos que abordaremos a seguir.

Vazamentos no solo

Para achar vazamento de água no solo, ou mais precisamente no piso, muitas vezes, são necessários equipamentos especiais, mas, você pode fazer essa localização com o mínimo de eficácia, bastando ser um pouco paciente pra isso.

Uma das formas de fazer isso é tentando localizar diferenças de sons entre uma parte ou outra do piso. O teste das batidas pode funcionar aqui, especialmente se o momento for de silêncio, e você puder notar a diferença. Sinais visuais, como manchas, também surgem, bem como pisos “suspensos”.

Também é comum um cheiro forte de umidade, mesmo em épocas em que não está chovendo. Esse tipo de vazamento de água tanto pode ser da encanação mais próxima da superfície, ou então de mais fundo ainda, como do esgoto.

Manchas escuras nas paredes

Infiltrações ocultas em paredes podem ficar bem visíveis no local, deixando o ponto da avaria com manchas escuras e umidade.

Podem surgir por causa de problemas em canos e tubulações internas, ou devido à água de chuva que desce pelo teto.

Mesmo que as paredes tenham azulejos, ainda assim, é possível identificar manchas de colocação esverdeada nas paredes ou mesmo o próprio azulejo se descolando.

Manchas de tonalidades acinzentadas ou pretas são as mais comuns para denunciar vazamento de água, além do surgimento de rachaduras.

Rodapés soltos ou manchados necessitam de atenção especial também.

Manchas escuras e pingos em tetos e lajes

Outro indício para ajudar na localização mais precisa de vazamentos de água é observar manchas escuras ou pingos em tetos e lajes.

Esse tipo de avaria é uma das mais perigosas, pois, pode comprometer seriamente uma parte importante do imóvel, provocando até acidentes.

Portanto, se aparecerem esse tipo de sinal, chame imediatamente técnicos de caça vazamentos para identificar com maior precisão o lugar exato da avaria.

Pontos na cozinha

Os pontos de vazamento na cozinha, na maior parte dos casos, estão localizados na pia, mais especificamente, na torneira, e na parte de baixo da cuba, mais precisamente, do sifão, especialmente se este não for de metal e for feito de plástico.

Contudo, outros pontos da cozinha também podem apresentar vazamento de água, como próximo à máquina de lavar louça, ou mesmo as paredes e pisos do local, caso o problema seja interno, e os sinais sejam manchas de umidade e mofo, mesmo que as paredes seja revestidas de azulejo.

Depois do banheiro, a cozinha é o local que mais apresenta problemas de vazamento, sendo também um dos lugares mais fáceis de detectar esse problema, além de ser fácil de resolver a maioria dos casos, muitas vezes, tratando-se apenas da troca de uma peça gasta.

Pias, torneiras e chuveiros

Em alguns casos, o vazamento num imóvel não está no encanamento em si, mas, em certos componentes da rede hidráulica, cujo problema, muitas vezes, é o desgaste desses mesmos materiais, devido ao tempo de uso, ou mesmo de produtos de má qualidade.

Neste caso, pias, torneiras e chuveiros são alguns dos campeões de vazamentos por aí. Só que a vantagem é que se tratam de problemas visíveis a depender do grau de vazamento. Contudo, em algumas ocasiões, não dá pra identificar o dano com facilidade.

Para verificar vazamentos nesses componentes, você pode fazer alguns procedimentos básicos. Um deles, por exemplo, é colocar um pedaço de papel, lenço ou jornal em baixo das torneiras (nem sempre quando tem vazamentos ali, elas ficam pingando direto).

Outro teste é inserir um pote de plástico seco ou mesmo um copo para verificar se há acúmulo de água, especialmente em torneiras.

Outra boa dica é posicionar embaixo desses locais uma tampa ou mesmo vasilha de metal para que se ouça o ruído de alguma goteira. Muitas vezes, uma goteira não é contínua.

Vazamentos no vaso sanitário

Para saber se está vazando água no vaso sanitário, você precisa fazer certas observações. A primeira delas é tentar perceber se existe algum acúmulo de água ao redor do vaso, especialmente depois que acionada a descarga. Caso isso ocorra, você pode fazer um teste que consiste em jogar borra de café dentro do vaso, e se ela ficar se mexendo, então deve haver algum vazamento ali.

Já se o sistema sanitário do banheiro tiver caixa acoplada, uma das formas mais simples de identificar vazamento de água é tirando a tampa e tentando ouvir um som do tipo sibilante dentro da caixa. Caso escute algo parecido, então deve haver algo problema nas peças internas dali que esteja ocasionando algum vazamento.

Geralmente vazamentos em vasos sanitários ocorrem devido ao desgaste de alguma peça, como uma válvula ou borrachinha de vedação, algo que você mesmo pode providenciar de maneira rápida e fácil.

Canos entupidos

Canos entupidos também podem provocar vazamentos, pois, com a obstrução da tubulação, a pressão aumenta, podendo causar problemas, como furos ou fissuras.

Uma forma bem simples de identificar imediatamente se canos na rede hidráulica estão entupidos ou não é verificar se está vindo algum odor característico dos ralos (seja de pias ou de chuveiros).

Um cheiro de podre ou de esgoto é um indicativo de que o cano ali pode estar obstruído.

Dificuldade no escoamento de água também é outro ponto que denuncia o entupimento de encanações no imóvel.

Em alguns casos, dá pra desobstruir os canos manualmente, com facilidade. Em outros, é necessário chamar um profissional de caça vazamentos caso o entupimento seja muito profundo.

Torneira ou chuveiro pingando direto

Torneiras ou chuveiros pingando com frequência é sinal forte de problemas nesses utensílios, e que precisam de conserto imediato (ou mesmo a sua completa substituição).

Lembrando que no caso do chuveiro é comum que ele fique pingando um pouco após o uso.

O problema está no fato desse pinga-pinga ocorrer a todo o instante, e a qualquer hora, mesmo sem uso.

Você pode testar colocando um balde em baixo do chuveiro por algumas horas, e ver se acumula água ali durante esse tempo.

Torneiras de mangueiras

Tente ver se há algum vazamento junto à residência, verificando todas as torneiras de mangueira existentes e seus arredores. Geralmente é uma torneira na parte da frente, e outra localizada nos fundos.

Pegue uma chave de fenda, colocando a ponta metálica da chave diretamente na parte metálica da torneira. Coloque então a junta de seu polegar no topo da chave e depois ponha sua junta ao lado da cabeça, imediatamente em frente à sua orelha.

Escute atentamente o som emitido. Surgindo algum som, marque o local com um giz e se dirija ao próximo cano. Caso o som fique cada vez mais alto, é porque o vazamento está mais próximo. Faça as devidas marcações e contate seu encanador.

OBS: caso não encontre som algum, repita o mesmo procedimento com instalações domésticas, como torneiras de pias, válvulas de chuveiros, tanques, aquecedores de água, etc. E caso ainda não tenha certeza, chame um encanador assim mesmo.

Problemas com piscinas

Vazamentos em piscinas são, em geral, bem problemáticos, pois, são se difícil localização, a depender do tamanho do espaço. Muitas vezes, um buraco minúsculo já pode fazer um grande estrago.

Pra saber se, pelo menos, existe ou não um vazamento ali, você pode fazer o chamado teste do balde. Primeiro, você vai colocar a água da piscina em seu nível normal, e depois encher um balde com essa mesma água até mais ou menos 5 cm da borda.

Marque então o nível da água do balde e também o nível da água que está na piscina. Prenda o balde no interior dela, de maneira que a água que está dentro dele mantenha a mesma temperatura que aquela que se encontra na piscina.

As águas de ambos os locais também não podem se tocar.

Depois de cerca de 24 horas mais ou menos vejas se o nível da água do balde está ou não no mesmo nível que a água da piscina, fazendo a comparação das marcações iniciais. Se a piscina tiver uma variação maior, é porque existe algum vazamento ali.

Importante refazer o teste caso chova. Ou seja, as condições climáticas precisam estar favoráveis, preferencialmente com muito sol.

Reservatórios subterrâneos de edifícios

Para localizar vazamento de água em reservatórios subterrâneos, sejam de edifícios, sejam de casas comuns, você deverá fechar o registro do reservatório do subsolo, bem como da torneira da boia.

Marque então o nível em que se encontra a água no reservatório, e depois de cerca de 1 hora ou mais, verifique se esse mesmo nível baixou, ou se continua o mesmo. Caso tenha baixado, é possível que haja vazamentos nas paredes do reservatório, ou mesmo nas tubulações alimentadas por ele.

Lembrando ainda que esse mesmo teste vale para qualquer reservatório, inclusive, para as caixas d’água suspensas. Ressaltando também que é necessário fazer a limpeza desses reservatórios, pelo menos, a cada 6 meses,e assim, verificar se está tudo funcionando bem.

Testes de vazamentos

Caso tenha percebido algum sinal de vazamento de água no imóvel, é possível fazer alguns testes simples para localizar o problema de maneira mais adequada. Um dos testes mais simples consiste em fechar o registros de água do imóvel, anotar a numeração do relógio de água, e esperar 1 hora, sem usar nada de água nesse período. Depois desse tempo, se a marcação do hidrômetro tiver aumentado, então deve haver vazamento de água.

Teste do hidrômetro

Para saber se existe vazamento de água no seu imóvel, um teste interessante a fazer é o de hidrômetro.

É bem simples: basta tirar uma foto com o seu celular do relógio do aparelho e ficar cerca de 1 hora sem usar água no seu imóvel.

Se depois desse tempo, o ponteiro se mexer, ou tem vazamento de água no imóvel, ou o hidrômetro está com defeito, e você precisa contatar a empresa de abastecimento da região para fazer a troca.

Teste da caixa d’água

Outra forma de identificar vazamentos de água em determinado local do imóvel é fazendo o teste da caixa d’água.

Você vai precisar apenas fechar o registro que alimenta a caixa d’água, marcando na parede interna dela o nível em que a água se encontra.

Depois de algumas horas (de 12 a 24 mais ou menos) sem fazer uso de água no imóvel, vá à caixa d’água e veja se o nível baixou ou não.

Em caso positivo, deve haver algum vazamento, seja nas tubulações gerais do imóvel, seja na válvula ou até mesmo na própria caixa d’água, com alguma rachadura ou furo nela.

Teste do vaso sanitário

Um ponto do imóvel que pode surgir vazamentos de água com facilidade é o vaso sanitário.

Na verdade, o banheiro como um todo é um lugar propício para o surgimento desse tipo de avaria, já que é um lugar bastante úmido com muita circulação de água.

No caso específico do vaso sanitário, para saber se tem um vazamento de água ali ou não é bastante simples.

Ponha borra de café ou cinzas no fundo do vaso sanitário, e aguarde um pouco.

Se esse conteúdo ficar se mexendo com o tempo, tem algum vazamento ou avaria específica ali, podendo ser na válvula, na caixa acoplada, ou no próprio vaso.

Teste da torneira e chuveiro

Outra forma de descobrir vazamento de água é através de um teste que consiste em fechar o registro da rua, e abrir uma torneira ligada diretamente à água que vem da rua, deixando o conteúdo escoar por completo. Depois, é só colocar um copo na boca dessa torneira e se ela sugar a água do copo, deve haver vazamento nas tubulações que dão direto para a rua.

Você também pode verificar, sempre que possível, se existem alguma torneira ou chuveiro pingando, que pode ser resolvido apenas com a troca de uma peça gasta ou defeituosa. E, sempre ficar de olho em aumentos repentinos na conta de água.

Teste da cisterna

Esse teste aqui se assemelha muito ao da caixa d’água.

Para saber se há vazamento de água na cisterna ou nas tubulações que alimentam o local, primeiramente, feche o registro de saída.

Prenda a bola que faz parte do sistema hidráulico da cisterna para evitar que entre água.

Em seguida marque onde se encontra o nível de água naquele momento.

Espere cerca de 1 hora e veja se a água baixou ou não.

Sinais de vazamentos

Conforme orientado pela própria Sabesp, é importante sempre ficar atento para as possibilidades de haver um vazamento de água em seu imóvel, mesmo os mais ocultos.

Além das recomendações anteriores, outra dica fundamental é olhar se há algum problema no teto do imóvel, como manchas ou mofo.

Revestimento do teto, lajes e telhas

Muitas das avarias hidráulicas ocorrem na parte de cima de casas e principalmente de apartamentos.

Telhas quebradas e problemas no revestimento dessa parte do imóvel são bastante comuns.

Descolamentos no revestimento, mesmo em azulejos, acontecem quando há infiltrações e problemas no encanamento em geral.

Por isso, assim que perceber pequenos “morrinhos” no azulejo, como se estivessem saindo, a recomendação é procurar profissionais de caça vazamentos.

Manchas e boloros

Na maior parte dos casos, a origem da avaria é onde a mancha é mais forte, ou onde tem maior concentração de água.

Além dessas dicas, outra que pode ajudar saber mais ou menos onde se encontra a origem da avaria é fazer o teste das batidas.

Neste caso, a recomendação é saber quais locais exatamente passam os canos nas paredes ou nos pisos.

Em seguida, é só dar algumas batidas no decorrer da extensão do encanamento oculto e ouvir se surge um som diferente.

Ruídos fora do normal são indícios de vazamentos.

Componentes hidráulicos

Existem alguns sinais bem claros de vazamento de água em componentes hidráulicos como torneiras, chuveiros, canos em geral, etc. Entre esses sinais, podemos citar a qualidade da água, como o aumento da turbidez ou a mudança de cor sem motivo aparente. Isso se deve ao acúmulo de materiais orgânicos e inorgânicos nos reservatórios.

Ruídos estranhos em canalizações e aparelhos sanitários, como podem indicar vazamento de água, especialmente por causa de tubulações e juntas que não foram devidamente instalados, e podem causar esse problema. Mau cheiro também é outro sinal em componentes hidráulicos, como em ralos ou sifões.

Pisos rachados também são indicativos de vazamento de água em componentes hidráulicos, principalmente em tubulações embutidas em paredes e pisos, tendo como causa variações de temperatura, tempo de uso ou componentes de baixa qualidade. Aumento na conta de água também indica algum tipo de vazamento do tipo.

Fluxo de água baixo

Fluxo de água baixo ou mesmo com pouca pressão também são sinais de vazamento de água. Caso isso esteja ocorrendo em um único local, então, o problema pode ser simples, como a falta de pressão em um determinado componente hidráulico, ou então se trata de um aerador entupido numa pia.

Contudo, se o estiver acontecendo em diversos pontos do imóvel, então, essa pressão baixa de água indica que tem algum problema mais sério acontecendo na rede hidráulica do local. Nesse caso, é importante ficar de olho no abastecimento da rede principal para descobrir se um conserto se faz necessário.

O surgimento de bolhas em superfícies pintadas, bem como manchas em certos locais da casa podem indicar vazamentos ocultos que estejam limitando a pressão geral da rede hidráulica do seu imóvel.

Vazamento no banheiro

Encontrar os sinais de vazamentos de água no banheiro, na maior parte dos casos, é bem simples, pois, os problemas hidráulicos ali ficam bem aparentes. Caso haja um vazamento nas tubulações internas das paredes, como aquelas alimentadas pela caixa d’água, por exemplo, paredes e tetos ficarão com alguma mancha de umidade ou de mofo bem nítidas.

Além disso, torneira ou chuveiro pingando também são indícios de vazamentos no banheiro, só que esses são mias simples de resolver que as infiltrações, pois, basta a troca de alguma peça defeituosa ou gasta, que o problema será resolvido. O mesmo vale para vazamentos nos vasos sanitários.

De resto, uma encanação n banheiro segue os mesmos parâmetros que em outros locais da casa, ou seja, se notar manchas estranhas em paredes, texto e piso, ou barulhos por trás das tubulações como se fossem de goteiras, você deve investigar mais a fundo, e tentar descobrir se há vazamentos por ali.

Vazamentos em jardins

Em geral, quando acontece vazamento de água em jardins, o grande culpado é o esgoto, e, pra resolver a questão, é necessário contratar uma desentupidora para limpar a tubulação do local, e depois chamar um encanador ou técnico de caça vazamento para fazer o conserto adequado do local.

Um sinal de vazamento de água bem comum no jardim é quando existe uma área dele que está bem mais verde do que outras partes do local, como se fosse lodo. Caso existe algo assim, mesmo em tempos secos, e o local fique úmido com frequência, então, há a possibilidade de ter vazamento oculto ali naquele lugar específico.

Esse tipo de problema é mais visível em época de sol, quando não está chovendo, e é necessário fazer o conserto o quanto antes, pois esse tipo de problema pode comprometer as estruturas do local.

Vazamento em prédios

Quer saber se vazamento de água em prédio apresenta algum sinal visível ou não? Primeiro, é necessário saber que existem dois sistemas de abastecimento em um prédio. O primeiro deles é o vertical, que leva água para todas as unidades do imóvel. Já o horizontal conduz a água da rede vertical para cada apartamento individualmente.

Manchas escuras nas paredes podem ser sinais de vazamento de água no sistema vertical, e, neste caso, quem paga pelo conserto da avaria é o condomínio. Geralmente, quando ocorrem vazamentos na rede vertical, o condômino fica desobrigado a arcar com os custos de um conserto desse tipo.

Além de manchas escuras de umidade, ainda temos como sinais de vazamento de água em um prédio azulejos soltos, pintura descascando ou com bolhas, rodapés se soltando ou manchados e mofos em alguns locais específicos.

Vazamentos em apartamentos

Em casos de vazamentos de água em apartamentos, alguns detalhes são importantes para detectar a origem real do problema.

Caso o sistema não seja de consumo individual, por exemplo, a situação fica um pouco mais difícil já que a conta de água vem embutida na taxa condominial.

Hoje em dia, no entanto, alguns condomínios já adotaram o sistema de consumo único, com cada morador tendo o seu próprio hidrômetro.

Ou seja, um simples aumento repentino na conta, neste caso, pode denunciar o problema.

Ainda assim, para facilitar a localização de avarias nas encanações de condomínios, é necessário saber em qual sistema está o problema.

O sistema de abastecimento em condomínios são os seguintes:

Rede vertical

Esta é a principal condutora de água e esgoto de um prédio, ligando os apartamentos às tubulações da rua.

Caso o problema esteja na rede vertical, a responsabilidade pelo conserto da avaria e maiores danos e avarias é do condomínio.

Rede horizontal

Este sistema liga a coluna principal a cada unidade do condomínio por meio de canos.

Como o uso é particular nesse caso, quem paga pelo conserto e possíveis prejuízos a vizinhos é o próprio condômino cujo apartamento está com a avaria.

Um bom exemplo disso é se aparecerem infiltrações e manchas no teto do banheiro de um apartamento.

Nesta situação, muito provavelmente o problema se encontra na rede horizontal do apartamento de cima, sendo o morador deste o responsável pelos reparos necessários.

Caso o vizinho se recuse a resolver o caso, é fundamental que o síndico interfira e, se for o caso, tomar medidas judiciais cabíveis.

Equipamentos de detecção

Para garantir que a detecção de qualquer vazamento de água seja feito de maneira rápida e precisa, os nossos técnicos usam equipamentos dos mais modernos para garantir esse tipo de serviço.

A seguir, veja as ferramentas mais usadas em imóveis para encontrar até vazamentos ocultos.

Tipos de Aparelhos

  • Geofone: Esse daqui é um aparelho eletrônico que pode detectar tanto vazamentos ocultos, quanto subterrâneos.
  • Hidrofone: O Hidrofone também é um aparelho usado por técnicos de caça vazamentos que auxilia numa detecção mais precisa da avaria.
  • Micro-câmera: Caso o cano com o vazamento seja externo e esteja localizado em esgotos, os técnicos de caça vazamentos usam micro-câmera.
  • Infra-vermelho: Outro equipamento que técnicos de caça vazamentos usam e são muito bom são os aparelhos em infra-vermelho.
  • Ultra-som: O melhor: Dentre as ferramentas para localizar vazamentos de água, sem dúvida, um dos mais eficientes é o ultra-som Geofone.

Como usar?

A forma de usar o geofone para detectar vazamento de água é bem simples, já que ele consiste de um sensor preso a um fio, e que, por sua vez, é ligado a outro aparelho, o manômetro. É nesse aparelho que existe uma entrada para fones de ouvido, e é através destes que o operado irá captar as vibrações do terreno que está sendo mapeado para tentar localizar vazamento de água por meio de um som diferente.

Ao acompanhar a tubulação, ele vai colocando o sensor no chão e ouvindo as vibrações dali. Caso o proprietário do imóvel saiba onde ficam exatamente as tubulações e puder guiar o operador, melhor ainda. Quanto mais a vibração, mais perto do vazamento a pessoa estará.

Lembrando ainda que terrenos que sejam moles e porosos dificultam o uso do sensor, e por isso uma haste é usada nesses casos para ampliar a vibração. Também é importante ressaltar que um vazamento de esgoto não pode ser localizado pelo geofone, já que essa rede não funciona por meio de pressão.

Quanto custa?

O custo de um detector de vazamento de água vai depender de quanto você está disposto a pagar para ter um aparelho que localize vazamentos com facilidade, e até que ponto quer investir na melhor tecnologia possível.

Detectores simples de vazamentos geralmente custam entre R$ 130,00 e R$ 200,00. Esses mais modestos são compostos com uma pequena sonda e por um par de fones de ouvido. Contudo, existem outros aparelhos mais sofisticados, como alguns modelos de geofone, por exemplo, que chegam a custar R$ 1.600,00.

Como se tratam de aparelhos que podem ser usados uma vez ou outra, e em alguns casos, nunca acaba sendo usado, pode ser um desperdício comprar esse tipo de aparelho, saindo mais em conta contratar uma empresa de caça vazamentos somente quando o problema surgir. A menos que você tenha quase certeza de que precisará do aparelho com bastante frequência.

Quais as vantagens?

Há muitos benefícios em contratar nossos técnicos para localizar vazamentos em seu imóvel.

  • Rapidez: Como nossos técnicos usam equipamentos que ajudam a detectar as avarias no ponto mais exato, o serviço acaba sendo bem mais ágil e eficiente.
  • Segurança: Conseguir localizar qualquer vazamento de água com maior exatidão também ajuda na prevenção e segurança do processo.
  • Preço baixo: O valor total do serviço oferecido pelos nossos técnicos de caça vazamentos é bastante reduzido em comparação à concorrência.
  • Preservação do imóvel: Por fim, podemos dizer que uma das vantagens em contratar nossos serviços de caça vazamentos é que depois do nosso conserto, o imóvel é preservado (e, automaticamente, valorizado).

Riscos de não achar vazamentos

É fundamental achar um vazamento de água em qualquer estabelecimento com o máxima rapidez possível.

Por isso, técnicos de caça vazamentos usam ferramentas modernas como ultra-som Geofone para fazer esse trabalho de maneira mais ágil.

Mas, qual o problema em demorar para localizar esse problemas nas encanações de um imóvel?

Veja agora que riscos são esses.

Desperdício de água

Quanto mais se demora em localizar a avaria hidráulica nos canos e tubulações do local, mais ocorre desperdício de água.

Goteiras, canos furados ou rachados, caixas d’água ou vasos sanitários com avarias, e outros problemas do tipo, literalmente, jogam muita água fora provocando uma série de transtornos.

Um desses transtornos, por exemplo, é a possibilidade de provocar racionamento no local devido a sucessivos desperdícios.

Prejuízo financeiro

Essa daqui é a uma das consequências diretas em não localizar vazamentos de água com a rapidez necessária.

Quanto mais o tempo passar, mais desperdícios acontecem, e você pode desde pagar uma conta de água muito cara, ou ter que fazer grandes reformas na estrutura afetada do imóvel.

Por isso, a recomendação é tentar detectar o mais rápido possível qualquer avaria hidráulica.

Pagar técnicos de caça vazamentos por esse serviço sai mais barato do que ter que enfrentar prejuízos futuros.

Deterioração das estruturas do imóvel

Outro problema causado pela demora na identificação de vazamentos de água é que infiltrações e goteiras podem causar danos irreversíveis em pisos, tetos e paredes do imóvel.

Em longo prazo, se certas avarias não são detectadas e consertadas, essas estruturas enfraquecem com o acúmulo de água, provocando até mesmo acidentes.

A situação fica pior ainda se as estruturas do imóvel forem antigas e nunca tiverem passado por nenhum tipo de manutenção.

Ou seja, é importante localizar avarias hidráulicas com rapidez também para preservar a integridade dos que moram ou trabalham no local.

Serviços de caça vazamentos

Quando o vazamento é oculto, ou de difícil acesso mesmo, como no caso de falhas em tubulações subterrâneas, a recomendação é contratar serviços de caça vazamentos profissional.

Um técnico na área tem a função de examinar, detectar e reparar qualquer tipo de vazamento, nas mais diversas tubulações de pisos, tetos, paredes, lajes e solos de um imóvel.

Para isso, o serviço de caça vazamento dos técnicos é realizado seguindo um protocolo que evita quebra-quebra desnecessário para localizar avarias hidráulicas, fornecendo diversas vantagens e benefícios aos clientes:

Identificar Vazamentos

  1. Obter a informações do cliente;
  2. Reconhecer a estrutura do local;
  3. Avaliar avarias hidráulicas;
  4. Anotar possíveis vazamentos.

Detectar Vazamentos

  1. Testar a rede hidráulica;
  2. Detectar com uso de Geofone;
  3. Aplicar o pressurizador nos dutos;
  4. Confirmar se há vazamentos.

Reparar Vazamentos

  1. Abrir o local exato da avaria;
  2. Substituir tubulações danificadas;
  3. Realizar confirmação de conserto;
  4. Fechar e limpar o local reparado.

Contrate a Ligeirinho Caça Vazamentos

É importante ficar atento aos sinais de que o seu imóvel precisa de consertos hidráulicos, ou até de uma manutenção nas instalações de canos e tubulações do local.

Esses sinais podem ser:

  • Conta alta;
  • Vazamentos de água;
  • Infiltrações de água;
  • Goteiras constantes;
  • Poças de água em locais específicos.
  • Entre outros.

Nestes casos, você pode contar com a Ligeirinho Caça Vazamentos para fazer uma varredura completa no sistema hidráulico do seu imóvel.

Independente do dia e hora nós temos profissionais para atender casos emergenciais que farão de tudo para localizar e consertar essas avarias o mais rápido possível.

Afinal, basta identificar apenas um pequeno sinal de vazamentos de água no imóvel para chamar os nossos técnicos.