Infiltrações
Um dos problemas hidráulicos mais comuns em casas, apartamentos, comércios, indústrias e outros tipos de imóveis são as infiltrações.
Basicamente elas ocorrem quando o problema (nos encanamentos ou na vedação de janelas, portas e telhas) já está avançado e bem visível a olho num com manchas em paredes e tetos, por exemplo.
Veja a seguir tudo a respeito desse tipo de transtornos hidráulico, como se prevenir e quando é a hora de chamar técnicos de caça vazamentos.
O que é uma infiltração?
Infiltrações se caracterizam pela passagem de água por qualquer superfície, seja teto, piso, parede, laje ou solo.
Quando o problema tem origem nas tubulações da rede hidráulica é porque a água escorreu dos canos internos e externos do local.
A causa são furos, fissuras ou outras avarias que possam surgir nos encanamentos do lugar, seja por causa do tempo de uso dos canos ou por conta de material de péssima qualidade dessas peças.
Até falhas na impermeabilização em cômodos como banheiros, cozinhas e áreas de serviço provocam esse tipo de problema.
Infiltrações também acontecem por causa de avarias no teto, laje ou telhado, fazendo com que a água da chuva escorra pelas paredes.
Ou seja, nesse caso, o problema ocorre de fora para dentro do imóvel, tendo como causas também a umidade excessiva do solo ou a ação de lençóis freáticos.
Lembrando ainda que as infiltrações, além de danificarem o imóvel onde têm origem, elas também podem comprometer casas e apartamentos vizinhos com o passar do tempo.
Locais onde ocorrem infiltrações
É preciso ficar atento também com relação aos locais onde podem aparecer infiltrações com mais facilidade.
Isso, por si, já previne muitos transtornos no futuro.
Geralmente, as infiltrações se manifestam mais em lajes, pisos e paredes de cômodos mais úmidos e com maior concentração de tubulações.
Exemplos? Em cozinhas, banheiros e lavanderias.
No entanto, se a infiltração vier diretamente da laje, as consequências desse problema também vão se manifestar em ambientes mais secos.
Ou seja, a depender da situação, quantos e salas também podem ser atingidos por esses problemas.
Por isso que assim que notar pontos de mofo ou desgaste em lajes, pisos e paredes, é bom agilizar o reparo de qualquer avaria que esteja provocando isso.
Causas de uma infiltração
É importante saber as principais causas de infiltrações até para poder evitar esse tipo de problema com mais facilidade.
Veja a seguir o que provoca esse tipo de transtorno, e tente se prevenir.
Má qualidade de peças hidráulicas
Para garantir a preservação de uma rede hidráulica, como a da Sabesp, por exemplo, canos e materiais de construção precisam ter muita qualidade.
É comum acontecerem infiltrações devido a problemas na qualidade das tubulações de um imóvel.
Com isso, ocorre o rompimento de tubulações que não suportam muita pressão de água, por exemplo, ou mesmo o entupimento de canos.
A água das tubulações, então, vaza e provoca a infiltração.
Portanto, para evitar esse transtorno, sempre use materiais de construção de qualidade e canos mais reforçados.
Sem impermeabilização
Infiltrações também ocorrem quando você não investe em impermeabilização de alguns locais do imóvel.
Para evitar esse transtorno, é importante impermeabilizar lajes e fundações, pois, isso garante que água proveniente de vazamentos ou de chuva não acumule dentro de pisos, tetos e paredes.
Dessa forma, a água escoa e a infiltração não acontece, evitando, inclusive, deterioração nas estruturas do local.
Negligenciar causas externas
Infiltrações em imóveis também podem ocorrer em decorrência de ações externas, especialmente, intempéries naturais, como chuvas.
Além disso, o próprio clima (muito frio ou bastante quente) pode desgastar com mais facilidade materiais como canos, provocando rachaduras e outros problemas.
A grande quantidade de água de chuva também pode ocasionar infiltrações em paredes e tetos.
Além disso, a base do imóvel pode sofrer com umidade excessiva, podendo provocar danos em sua estrutura.
Falhas no telhado
Infiltrações com origem no telhado são bastante comuns, e geralmente acontecem por causa de calhas entupidas, telhas quebradas ou mesmo ou ainda por causa de inclinação incorreta para o escoamento de água.
Vigas mal instaladas e fundações rasas
Na maior parte das vezes, infiltrações aqui nessas partes acontecem devido à falha na impermeabilização na fundação do imóvel.
Fora isso, o problema pode se agravar com umidade excessiva presente no solo no local.
Paredes do vizinho
Aqui, em construções do tipo geminadas (ou conjugadas), infiltrações podem acontecer em decorrência de problemas em imóveis vizinhos.
Sinais de infiltrações
Agentes externos
Infiltrações por agentes externos é um tipo de infiltração onde a água entre nas paredes, pisos e tetos por meio por causas de problemas que não são relacionados com vazamento de tubulações internas, como é o caso de chuvas, por exemplo.
Alguns dos principais sinais desse tipo de infiltração são manchas escuras ou umidade nos tetos e principalmente nas paredes, bolhas na pintura das paredes e também gotejamento nos tetos e paredes de um modo geral, especialmente quando está chovendo.
Além disso, existem as infiltrações por conta do lençol freático, sendo estas mais comuns em casas e em espaços que ficam no subsolo de prédios. Manchas escuras e mofo constante nas paredes são indícios fortes desse tipo de problema.
Agentes internos?
Quer saber qual vazamento de água provoca infiltrações por agentes internos? Neste caso. É bastante comum que o problema se encontre nas tubulações internas do imóvel, podendo ser um cano furado, ou mesmo qualquer outra avaria na rede hidráulica do local que esteja fazendo certas partes acumularem água.
Alguns dos principais sinais de infiltrações assim são falhas no rejunte de pisos e paredes, falhas na impermeabilização do piso em áreas que sejam laváveis, vazamentos de ralos ou tubulações que passem dentro de pisos e paredes, e também fissuras e outros problemas nas fachadas de casas e prédios.
Importante salientar também que essas infiltrações, em caso de acontecerem em apartamentos, podem se estender até as unidades vizinhas, provocando transtornos a terceiros. Portanto, é preciso ficar atento a esses sinais para que o prejuízo não seja redobrado, ou seja, pagar pela reparação do seu imóvel e do seu vizinho.
Como saber se a umidade da parede vem do solo?
Para saber se a umidade da parede vem do solo, você precisa ficar atento a certos sinais, como, por exemplo, revestimentos estufados, papeis de parede se soltando ou mesmo apodrecendo, azulejos ou cerâmicas que ficam saindo, madeira que apodrece, metais que enferrujam, deterioração de móveis que estão no chão e rodapés soltos ou danificados.
Além disso, paredes descascando ou manchas visíveis que fiquem entre o chão e a paredes também são indícios de que esteja acontecendo esse tipo de problema, especialmente se o problema estiver visível nos primeiros 60 ou 70 cm da parede do imóvel.
No geral, se várias partes das paredes do imóvel estiverem molhadas ao longo do seu comprimento, é provável que aquela parte da casa esteja sofrendo com umidade proveniente do solo, e, neste caso, o mais recomendável é chamar um encanador ou técnico de caça vazamentos para fazer o devido conserto do problema.
Diferença entre umidade e infiltração
Muita gente pode confundir, mas, umidade e infiltração são coisas distintas, e vamos explicar agora a diferença entre ambas.
Como já foi dito antes, infiltração é quando a água transpassa a estrutura do imóvel, sendo oriunda de vazamentos ou de chuva.
Já umidade é quando um ambiente do imóvel fica mais úmido, tendo causas variadas para que isso aconteça, inclusive, infiltrações.
As principais origens desse problema são as seguintes:
Pelo clima
É comum a umidade ocorrer por intempéries do tempo, quando a água da chuva se acumula entre as fissuras de um teto, laje ou parede.
Nesse caso, a impermeabilização (que falaremos logo mais) ajuda a evitar isso.
Por condensação
Esse tipo de umidade acontece quando vapores de água espalhados pelos ambientes entram em contato com superfícies frias, que podem ser paredes, vidros ou qualquer material feito de metal.
Exemplo: essa é uma umidade muito comum em banheiros, com o surgimento de bolor na superfície em longo prazo.
Ascendente por capilaridade
Esse tipo de umidade aqui atinge uma construção por meio de suas paredes.
Neste caso, as causas podem ser desde escapamento do encanamento do local a falta de impermeabilização adequada.
Importante ressaltar também que infiltrações são diferentes de goteiras propriamente ditas.
E, mais uma vez, vai à mesma definição de umidade. Ou seja, as goteiras podem acontecer por causa de infiltrações e outros motivos.
As goteiras também podem se originar de problemas na impermeabilização do imóvel ou pela má instalação da manta para o telhado, sendo também comum falhas nas telhas do lugar.
Prejuízos causados por infiltrações
Caso esse problema hidráulico não seja resolvido com rapidez, os prejuízos financeiros e os danos que pode causar no imóvel, em longo prazo, são inúmeros.
Os principais são os seguintes:
Conta alta
Dentre os prejuízos, destaca-se a elevação na conta de água mensalmente em decorrência de um vazamento oculto e contínuo.
Certamente é desconcertante se deparar com faturas elevadas na conta de água sem nos darmos conta de que há algum tipo de infiltração no imóvel.
Pinturas danificadas
Infiltrações não consertadas de imediato podem ocasionar muitos problemas na pintura de paredes, lajes e tetos.
Bolhas, manchas e tintas descascando são algumas das consequências mais diretas que esse problema pode ocasionar.
Até mesmo se a infiltração for recente, ela ainda pode causar um aspecto feio na superfície afetada.
Acabamentos também podem se descolar, prejudicando a estética do imóvel, desvalorizando o local (além de afetar as estruturas do lugar).
Fissuras e trincas nas bases
Esses tipos de avarias em decorrência de infiltrações podem acontecer em qualquer lugar, mas, as partes mais afetadas são as bases na maior parte dos casos.
A água passa rapidamente por essas fissuras e trincas, e podem causar danos consideráveis no imóvel.
Para evitar prejuízos financeiros e até acidentes, é importante detectar com rapidez infiltrações em estruturas com essas avarias.
Doenças alérgicas e enfermidades em geral
Outros problemas que infiltrações podem causar é com relação à nossa saúde, mais especificamente, com alergias.
Asma e bronquite também são enfermidades que podem ser agravadas com esse tipo de problema na rede hidráulica.
O motivo é simples: infiltrações causam mofo, bolor e umidade no imóvel, e isso é péssimo para quem tem alergias, e problemas respiratórios em geral, além de enfermidades na pele.
Concreto corroído com o tempo
Tanto infiltrações quanto falhas na impermeabilização do imóvel podem provocar danos graves na base de concreto do local.
Isso porque esse material é “lavado”, digamos assim, pela água que escorre de tubulações defeituosas ou da chuva, o que deixa as armaduras da construção expostas.
Com o passar do tempo, a resistência dessa estrutura vai ficando menor, podendo provocar até mesmo acidentes graves.
Riscos de desabamento
É complicado afirmar isso com absoluta exatidão, pois, muitos desabamentos de imóveis acontecem, na prática, por uma série de fatores (e as infiltrações são apenas um deles).
Até mesmo porque as infiltrações em si acontecem em decorrência de outros problemas estruturais.
E são esses problemas que, de fato, podem provocar desabamentos no local por comprometimento das bases estruturais do imóvel.
Ainda assim, é possível dizer que infiltrações não consertadas, em longo prazo, podem deteriorar com mais facilidade figas, solos, lajes e outras partes de sustentação do local.
Isso, sim, favorece bastante a possibilidade de desabamento com o passar do tempo.
Um bom exemplo para ilustrar isso é quando infiltrações comprometem as partes metálicas do imóvel, causando corrosão e em seguida rachaduras em pisos, tetos ou paredes.
Por isso, é importante ficar atento a essa questão, pois, além de prejuízos financeiros e problemas de saúde, infiltrações podem causar desastres a depender da gravidade da situação.
Como evitar infiltrações?
Uma das principais dificuldades de combater infiltrações nos imóveis é que esses são problemas silenciosos (quando menos se espera, a mancha ou bolha na pintura já está lá nas paredes ou no teto).
Se a avaria estiver, por exemplo, no imóvel vizinho, realmente não tem como evitar.
A solução, neste caso, é conversar com o dono do imóvel e entrar em um acordo, especialmente se tiver prejuízo da sua parte.
Porém, mesmo em casos assim, é possível fazer uma espécie de prevenção contra vazamentos e infiltrações.
Há muitos tipos de impermeabilizante, cada um sendo adequado para um tipo diferente de cômodo.
Exemplo: existe o impermeabilizante rígido para paredes e pisos, da mesma forma que tem aquele mais flexível para lajes.
Outra forma de evitar infiltrações é fazer um contrapiso adequado para que a água da chuva ou de vazamentos escoe e evite danificar especificamente o piso do local.
Inclusive, para facilitar o escoamento, o contrapiso precisa de um revestimento impermeabilizante com elasticidade suficiente para evitar futuramente rachaduras ou estofamentos no piso.
Fazer a calefação de pias, banheiros, ralos e vasos sanitários com silicone também é outra maneira de prevenir infiltrações com o passar do tempo.
Como detectar infiltrações?
Existem sinais que permitem detectar que o imóvel está com problema de infiltração.
Para descobrir de onde vem uma infiltração, o mais recomendável é ficar atento a sinais que surgem com esse tipo de problema. Um dos mais comuns são manchas de umidade, mofo e bolor em pisos e paredes. Geralmente, quando algo assim aparece, o foco de infiltração ou está exatamente no local da mancha, ou estão ao seu redor, muito próximo.
Sinais de descoloração e mudança de textura nas paredes também demonstram que pode estar havendo uma infiltração naquele local. Caso, o local seja revestido de azulejos, é comum também que o local fique um pouco “suspenso”. Ou que o azulejo “desloque”.
Além disso, mau cheiro também é um sinal de infiltração e pode ajudar a detectar o local mais ou menos exato do problema, especialmente se o odor for úmido. Sons de goteira por detrás de paredes de pisos também sinalizam de que uma infiltração pode estar acontecendo ali.
Entre os mais comuns, destacamos:
Água com baixa pressão
Se você notar que o fluxo de água nos canos do imóvel está com uma pressão bem baixa, isso pode significar uma avaria nas tubulações que esteja provocando infiltrações.
No entanto, baixa pressão também pode ser sinal de problemas específicos na caixa d’água ou mesmo no pressurizador do sistema, caso você tenha esse aparelho.
Poças de água em certos locais
Outro sinal forte de que pode ter infiltração no seu imóvel é se começarem a surgir poças de água “do nada” próximas às paredes.
Podem ser pequenas poças ou mesmo a presença constante de gotas de água em um único ponto.
Pintura na parede perdendo a cor
Você está notando que a pintura nas paredes do seu imóvel está desbotando e perdendo a cor?
Então, deve ser sinal de infiltração, não importando se ela é de madeira, drywall ou coberta com papel de parede.
Textura diferente nas paredes ou rachaduras
A formação de bolhas e estufados (ou estriada) na superfície externa de paredes também são indícios de infiltração.
Se notar também que a parede está com rachaduras, é outro alerta que não pode ser ignorado.
Mofo e cheiros estranhos
Um sinal muito comum de infiltração é a presença de mofo e bolor na parte externa das paredes.
Por serem fungos, podem ainda causa sérios problemas de saúde, principalmente, respiratórios.
Cheiro “de umidade” ou “de mofo” também denuncia a presença desse problema no imóvel.
Conta alta
Se você receber uma conta de água mais alta que a média é provável que tenham vazamentos no imóvel, ou simplesmente infiltrações.
Nesse sentido, você pode acompanhar o ponteiro do relógio regularmente para constatar que realmente há algum tipo de vazamento ou infiltração.
Como o desperdício pode ser grande, o consumo de água acaba ficando muito mais elevado do que de costume.
Como consertar infiltrações?
Para garantir a integridade e segurança do imóvel, é importante reparar infiltrações com rapidez.
Primeiramente, faz-se necessário descobrir qual a causa do problema.
Ao detectar a origem da avaria, é que você pode resolver com mais facilidade a situação, inclusive, chamando técnicos de caça vazamentos.
Muitas vezes, pelo fato da causa da infiltração ser oculta, é necessário fazer o quebra-quebra do local, nem que seja só da fonte da avaria.
Sendo causadas por vazamentos, as infiltrações só são consertadas com o reparo ou a troca completa de canos e tubulações.
Se o problema vier do telhado, provavelmente existem telhas quebradas ou simplesmente mal encaixadas.
Lembrando ainda que o ideal é reforçar a impermeabilização do imóvel, especialmente nas lajes e mantas para o telhados.
Além de dar maior proteção contra possíveis infiltrações, os impermeabilizantes são ótimos isolantes térmicos.
Infiltrações em imóveis
Para se ver livre das infiltrações no seu imóvel, você deve adotar algumas providências.
Se as infiltrações forem na base, ou mais especificamente na fundação do imóvel, fica um pouco mais complicado de resolver.
Por isso mesmo, contratar técnicos de caça vazamentos em todos esses casos é uma excelente saída para resolver o problema de maneira mais barata e imediata.
Infiltrações de chuvas
Aqui, você terá que fazer um reparo total da superfície do local, entre outras ações.
Primeiramente, é necessário fazer a raspagem de todo o bolor e umidade do lugar afetado.
Não é obrigatório refazer a argamassa para colocar no local danificado, pois, há impermeabilizantes que desempenham essa função.
Depois, é só pintar por cima após a secagem.
Infiltrações de laje
Neste caso, é preciso fazer o conserto da origem da avaria que está ocasionando a infiltração.
Depois que o problema for resolvido, é necessário fazer a impermeabilização do local afetado.
Para lajes com trânsito, o ideal são produtos com poliéster flexível. Já para as sem trânsito, o indicado são produtos com 100% silicone.
Infiltrações no telhado
Se o problema aqui forem telhas quebradas, então, basta fazer a troca das peças danificadas.
Em seguida, recomenda-se a impermeabilização das telhas, de preferência, aquelas com solução 100% silicone.
Infiltrações no solo
Neste caso, o problema geralmente acontece em terrenos muito úmidos, com acúmulo de água, seja da chuva, seja de vazamentos.
Uma das soluções é injetar em furos na parede produtos que sejam à base de silicatos.
Isso vai deixar a estrutura mais rígida, “expulsando” a umidade da parte de dentro.
Infiltrações em calhas entupidas
Aqui é bem simples, pois se o problema é de fora para dentro, basta fazer os devidos reparos nessa estrutura.
Infiltrações em janelas e soleiras
Para resolver o transtorno aqui, é preciso fazer a vedação da janela em primeiro lugar, fazendo a aplicação de um selante.
Se o pinga-pinga estiver em um local que esteja em ângulo complicado na janela, o ideal é fazer a troca da peça defeituosa e depois fazer a aplicação do selante nas frestas e cantos do lugar.
Infiltrações em pisos especiais
Caso o imóvel em questão seja de uma indústria ou frigorífico, a recomendação é usar produto impermeabilizante com sistema de poliéster flexível.
Esse é o melhor método para ambientes industriais e que recebem água constantemente em seus pisos.
Até mesmo porque o material é resistente a raios UV, altas e baixas temperaturas e tráfego constante de carga pesada.
Contrate nossos técnicos em caso de infiltrações
Quando surgir qualquer um desses sintomas aqui e você perceber que o problema é mais complicado e profundo, contratar nossos técnicos de caça vazamentos é o melhor jeito de resolver.
A depender do grau de dificuldade para detectar e localizar o ponto mais exato da avaria (tipo em lajes ou solos), nossos encanadores trabalham com equipamentos como o Geofone.
Dessa forma, podem identificar uma avaria em canos ou em qualquer outra estrutura com muita facilidade.
Além disso, nossos profissionais trabalham com emissão de laudo e garantia por um preço justo.
O primeiro documento serve como comprovante do serviço prestado, e o segundo serve em caso do mesmo problema voltar no lugar de antes.
Ou seja, contratar a Ligeirinho garante, além de diversas vantagens e benefícios exclusivos, a resolução rápida e eficaz do problema.
Com essas dicas, além de evitar infiltrações que dão prejuízo, você vai preservar seu imóvel, e se prevenir contra doenças causadas por mofo e até acidentes em decorrência da deterioração da estrutura do local.